FAÇA O SEU E APRENDA A FAZER :Suculentas e cactos na caneca

FAÇA O SEU E APRENDA A FAZER  :Suculentas e cactos na caneca

á na hora de dar uma casa nova praquela plantinha que ainda está naquele vaso padrão né?! Vem que a gente te ensina a fazer um usando o que você já tem em casa!

2 coisas que dão uma levantada em qualquer ambiente: tinta e planta. Mas planta? Sim, nem que seja uma suculentinha, um cacto de nada. Plantinhas pode fazer AQUELA diferença! Funcionam como uma escultura viva. E uma maneira linda de ter cactos e suculentas é em xícaras. Se você nunca viu jardins assim, repara nessas fotos do Pinterest:

Mas pode ir chegando em casa e colocando na xícara? Bem, não. Qualquer vaso, pra que sua planta viva por muito tempo, tem que ter escoamento, um lugar por onde saia o excesso de água, senão você mata a sua planta afogada.

Pra transformar a xícara em vaso, e plantar direitinho, sem erro, com muito mais chance de você pegar fama de ser um dedo verde de cactos e suculentas, dê uma olhada nesse tutorial aqui:

MATERIAL PARA FAZER UM VASO DE FLOR USANDO UMA CANECA
  • Uma xícara ou uma caneca
  • Um borrifador de água
  • Um pedaço de feltro
  • Terra para jardinagem (ou seja, terra com matéria orgânica)
  • A planta
  • Furadeira
  • Uma broca especial para furar cerâmica (nós falamos mais dela aqui)
COMO FAZER: TUTORIAL PARA FAZER UM VASO USANDO UMA CANECA
PASSO 1: Para transformar qualquer coisa em vaso de planta, é preciso, primeiro, fazer um buraquinho em sua base (entenda aqui o porquê). Furar uma caneca ou xícara pode parecer difícil, mas, acredite, não é :-). Só precisa ter um pouco de cuidado.

O primeiro passo é marcar onde você quer que o buraco fique, nós não fizemos isso, mas o ideal é colar um pedaço de fita crepe no local (já já te explicamos o porquê!). Com o spray, borrife um pouco de água na área que será furada. Mas por que borrifar? Porque o atrito da broca com a cerâmica gera muito calor, o que pode provocar acidentes. A água resfria o conjunto broca + cerâmica.

Antes de começar a furar, nós vamos te ensinar duas dicas para facilitar o seu trabalho:

DICA #1: Lembra da fita crepe? A cerâmica pode ser bastante escorregadia de se furar, ainda mais se você não possuir nenhuma experiência com esse material. A fita, por sua textura, evita que a sua broca / furadeira escorregue. Você pode aproveitar essa dica sempre que precisar fazer um furo nesse material, como uma parede azulejo, por exemplo.

DICA #2: Posicione sua xícara em um local bem seguro com uma superfície plana. Mas bom mesmo vai ser se você tiver uma terceira mão que possa te ajudar nesse tarefa!

PASSO 2: Agora que você já tem tudo preparado, é hora de começar a furar. Não se esqueça de manter a furadeira perpendicular à caneca ou xícara. Você logo reparará que não é um material muito macio de furar, por isso, é essencial não fazer muita força com a furadeira, se não, corre o risco de acabar trincando a cerâmica e tudo irá por água a baixo :-(.

PASSO 3: Com a sua xícara ou caneca furada, é hora de transplantar a sua plantinha para a nova casa. Primeiro, forre o fundo com um pedaço de feltro (ele não precisa ser muito grande – mas deve cobrir, com sobras, o fundo da caneca). Caso você esteja se perguntando para quê feltro, nós explicamos:

DICA #3: O feltro evita que a terra caia pelo orifício que você acabou de fazer, ou mesmo que alguma pedrinha atole ali prejudicando a drenagem da água da plantinha (o que, eventualmente, a mataria afogada). Além disso, funciona como um filtro retendo os nutrientes, e quando você molhar a planta o que vai sair dela por baixo é praticamente apenas água (bom também pra evitar manchas).

PASSO 4: Coloque um pouco de terra por cima do retalho, e vá preenchendo com terra.

PASSO 5: Com cuidado, passe a planta para a xícara, posicionando-a do jeito que você mais gostar e cobrindo as suas laterais com mais terra, até ficar bem segura.

PASSO 6: Se gostar, pode fazer como nós fizemos e decorar com um pouco de musgo, o que dá um charme extra, além de segurar a umidade na terra. Agora é só escolher o melhor local para a sua planta e não se esquecer de regá-la regularmente, de acordo com a necessidade de sua plantinha ;-)!
DICA #4 – DICA DA VIVI PONTES: No caso de meus cactos e suculentas, molho 2x por semana. Já sobrevivem lindos há mais de 1 ano, idade desta plantinha que foi transplantada neste tutorial.
♥︎ Além de xícaras, muuuuuitas outras coisas podem virar vasos de plantas. Só aqui no dcoracao.com, nós já demos uma pá de idéias, veja só :-).
♥︎ Esse post foi uma parceria da Casa&Vídeo com o o dcoracao.com. Por isso, quase todos os produtos usados nessa produção você consegue encontrar facilmente em qualquer loja da rede ;-). #CurtoaCasa
VIMOS A MATÉRIA AQUI>>>https://www.facebook.com/dcoracao/
dcoração

Envie seu comentário

Animais

Veja mais

Artesanato

Veja mais

Beleza

Veja mais

Culinária

Veja mais

Curiosidades

Veja mais

Decoração

Veja mais

Jardinagem

Veja mais

Moda

Veja mais

Receitas

Veja mais

Saúde

Veja mais